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segunda-feira, 28 de abril de 2008

Presença on line

O Ministério da Ciência e Tecnologia tem como meta triplicar o acesso à internet até 2010, conforme disse o ministro Sergio Rezende.

Ou seja, passar dos atuais 60 milhões para 150 milhões, cerca de 80% da população. Para tanto são feitos investimentos em laboratórios de informática, telecentros e agora banda larga via satélite no sertão brasileiro.

É um mundo de gente conectado, acessando páginas e mais páginas da chamada rede mundial de computadores. A pergunta é: e você, já tem presença no mundo virtual?

Isso mesmo, a escola tem um website funcional e atualizado, que chame a atenção dessa gente toda? Se não, é melhor correr e fazer o seu.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Diploma pelo DVD

O ensino a distância é a opção de mais de 970 mil pessoas que encontraram na modalidade a oportunidade para conseguir um diploma e fazer diferença na carreira.

Algo que me chamou a atenção nessa reportagem foi a experiência da Ulbra, no Rio Grande do Sul. Para alcançar um total de 61.962 matrículas, o que representa 77,2% do total do estado, ela apostou num modelo que funciona em um suporte tecnológico mais simples e barato: o DVD.

- Muita gente não tem acesso à internet. Esse processo é mais restritivo e elitista. Nosso modo é a verdadeira democratização do ensino - sustenta Sirlei Dias Gomes, pró-reitora de Ensino à Distância, destacando que 85% do total dos matriculados aprendem pelas videoaulas.

Isso demonstra que muitas vezes podemos acompanhar uma tendência e fazer diferente sem buscar necessariamente a última tecnologia. Criatividade e flexibilidade ainda contam mais.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Participação digital

Que tal lançar uma campanha divulgando sua futura empresa e arrebanhar dados (nome e e-mail) de mais de 100 mil pessoas? Legal, né? Foi o que fez a JetBlue ao lançar o site www.voceescolhe.com.br, onde você faz um cadastro e escolhe o nome da futura empresa.

A sacada foi aproveitar a característica colaborativa que a internet assume cada vez mais. A promoção pede para você sugerir qual deve ser o nome da nova empresa aérea que estão montando aqui o Brasil. Em troca você concorre a uma passagem vitalícia (com acompanhante) para o resto da vida.

Um prêmio que vai custar quase nada para a empresa, um burburinho entre os internautas, citações na mídia e uma base
de dados para divulgar seus preços e rotas quando a empresa entrar em operação. É um bom começo, não acha?

terça-feira, 22 de abril de 2008

Por dentro dos meios

Os alunos prestam mais atenção aos recursos do computador (MSN, Orkut, etc.) do que a uma aula normal, correto? Então, por que não aproveitamos esses recursos para dar aula??

Essa é a intenção do curso virtual Por Dentro dos Meios do planetapontocom, já disponível para o ensino fundamental e que lança a versão para ensino médio nesta quinta-feira, dia 24.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mais indicadores, mais coerência

O Inep/MEC divulgou recentemente os resultados do Enem 2007. Imediatamente diversas matérias a respeito foram publicadas, e o assunto continuou (e continua) por vários dias. O tema recorrente é a posição privilegiada das escolas particulares e a distância destas com o ensino público, como demonstram algumas manchetes:

  • Particulares e federais se destacam (Jornal do Commercio)
  • Enem mostra que aumenta a distância entre as escolas públicas e particulares (G1)
  • Nas capitais, só 4 das melhores escolas no Enem 2007 são públicas (G1)
  • 5 escolas públicas estão entre as 20 melhores no ensino médio (O Estado de São Paulo)
  • Treze das 20 melhores de SP são da capital (O Estado de São Paulo)
  • PE: Privadas também lideram no Estado (Jornal do Commercio)

Nesses momentos sempre procuro tomar cuidado com análises precipitadas. Apesar da validade do exame temos que saber que ele não deve ser a única fonte de nossa avaliação. Há distorções e erros de interpretação quando colocamos um peso muito grande num único indicador.

A mesma coisa ocorre na gestão da escola. Para tomarmos as decisões mais acertadas devemos nos cercar de vários índices e informações, que tanto podem ser pesquisas, indicadores econômicos ou uma boa conversa com algumas famílias.

Quanto mais dados (sem exageros, claro) o gestor tiver, mais fácil será para ele desenhar um cenário coerente com sua realidade e tomar as melhores decisões.

Mais imaginação e criatividade

Na biografia de Albert Einstein, o autor Walter Isaacson, diretor do Aspen Institute e ex-presidente da CNN, diz: "A vantagem competitiva de uma sociedade não virá da eficiência com que a escola ensina multiplicação e tabela periódica, mas do modo como estimula a imaginação e a criatividade". Isso não significa de forma alguma que a escola não deva ensinar – e bem – o que ela já ensina. Significa apenas que há outros aspectos que também devem ser enfatizados. E isso é especialmente verdadeiro no que se refere ao empreendedorismo. A Escola da Vida veio para somar, não para subtrair.
Tirei o texto acima daqui.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pós em Gestão da Escola

Meus amigos Alexandre e Maria lançam neste sábado a segunda turma do MBA em Gestão Escolar, em conjunto com a Faculdade Mário de Andrade.
Destinado a mantenedores, diretores e demais líderes da escola, este curso lança mão de um modelo de gestão estratégica amplamente utilizado e eficaz, com disciplinas de marketing, finanças, direito, gestão de pessoas, entre outras.
Ainda dá tempo de se inscrever. Entre em contato.

Quem: Instituto Educacional Vital Brazil
Quando: sábado, dia 12 de abril, a partir das 08h30
Onde: Rua Clélia, 965 - Lapa - São Paulo
Contato: 3539-7976 / 3733-0053

terça-feira, 8 de abril de 2008

Atalhos on line

Enquanto alguns estudos apontam que o uso do computador está relacionado a baixo desempenho escolar, outros artigos dão dicas de como usar salas de bate-papo (os famosos chats) como meio de se complementar a aula.

Na aula não sei, visto que o número de alunos é alto e isto dificultaria um adequado acompanhamento do desenrolar da conversa, mas entre professores, diretores e, principalmente, mantenedores, esta pode ser uma ótima ferramenta.

Imagine uma conversa sobre gestão, contratação de profissionais, inadimplência, marketing ou divulgação, entre tantas possibilidades. A troca de experiências é fundamental para aprendermos novos conceitos ou aprofundarmos nossas técnicas, e nessa correria cotidiana, nada melhor do que encontrarmos um atalho.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Marketing com origami

A Vale fez uma ação de Marketing de Guerrilha bem legal: em um vagão da Estrada de Ferro Vitória Minas eles montaram um ateliê para ensinar origami para os passageiros. Em troca da aula cada participante levou uma dobradura para casa e produziu outras duas, que foram utilizadas para fazer a decoração das estações, inclusive com grandes árvores de natal.
A ação foi criada e realizada pela Espalhe e você pode ver uma reportagem que saiu no Bom Dia Brasil aqui.

sábado, 5 de abril de 2008

Desempenho despercebido

— Mas as pessoas não ficam ressentidas com ordens e supervisão estreita? — aventurou a empresária.
— No começo nem sempre — disse o Gerente-Minuto. — Quando estão aprendendo uma tarefa, quase todas as pessoas se mostram principiantes entusiásticos. Estão dispostas a aceitar qualquer ajuda que você lhes possa dar. Afinal de contas, elas querem trabalhar bem.
— O senhor realmente acha que as pessoas querem trabalhar bem? — duvidou a empresária. — Tenho observado muitas pessoas que parecem estar apenas vendendo o seu tempo no emprego para satisfazer necessidades em outras esferas. Aparentemente, trabalham apenas por dinheiro. Pouco se lhes dá se a empresa atinge ou não seus objetivos.
— Você tem razão — admitiu o Gerente-Minuto. — Há pessoas, lamentavelmente muitas, que parecem não se importar com a empresa e que apenas trocam seu tempo por um salário no final do mês. Mas se você pudesse voltar atrás no tempo e observá-las quando elas começaram num novo emprego, duvido que verificasse esta falta de interesse. Creio que as pessoas só perdem o interesse depois de constatarem que o bom desempenho não faz a menor diferença.
— O que é que o senhor quer dizer com isso?
— Quero dizer — prosseguiu o Gerente-Minuto — que na maioria das vezes o bom desempenho passa despercebido. Se as pessoas fazem alguma coisa bem, seus superiores se calam. Mas quando cometem algum erro, são imediatamente advertidas.
Liderança e o Gerente-Minuto — Editora Record

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Empreendedorismo digital

Você já deve saber que o Brasil é um país empreendedor, o que é referendado por diversos estudos e instituições brasileiras e estrangeiras. O problema é que nosso empreendedorismo dá vazão demais aos negócios criados por necessidade e de menos para as oportunidades de mercado.

Isso se deve principalmente a nossa cultura, que sempre valorizou o emprego formal, com carteira assinada. Diante da nova realidade do mercado, algumas escolas saíram na frente e investiram em aulas de empreendedorismo, ou simplesmente em noções básicas de administração de empresas, o que direciona o modelo mental de seus alunos um passo adiante.

Dentro da idéia de oportunidades está surgindo o empreendedorismo digital, que pode favorecer a experiência de alunos criarem uma empresa de verdade enquanto estudam. Esse pode ser um diferencial interessante e ainda dá tempo de correr atrás.

Informatizando conteúdo

O iG, a Microsoft e a MSTech lançaram o iG Escola, um portal que "engloba licenciamento de software, ferramentas para construção e gestão de portal, sistema de gerenciamento de aulas, pacote de e-mail para alunos e professores, conteúdo educacional e suporte 24 horas".

Direcionado para escolas pequenas e médias, o preço parece interessante, "ficando, em média, por menos de dois reais por aluno", diz a notícia.

Algo para se ver.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Problemas comuns a todos

Estava lendo algumas notícias sobre educação e encontrei um artigo português falando sobre a indisciplina em sala de aula.

O texto discute a idéia de que a indisciplina sempre existiu e que hoje ela é apenas mais divulgada. Isso bate com aquela idéia geral de que antes as coisas eram melhores, de uma valorização excessiva, e até glamourização, do “antigamente”, como se hoje nada fosse bom (um amigo costuma dizer que “saudosistas bons existiam antigamente, que hoje ninguém sabe sentir saudades direito”).

A mim o que chamou a atenção é o fato da indisciplina não ser algo apenas da minha escola, dos meus alunos, mas um fator mundial, uma realidade da nossa sociedade. E que ainda não sabemos direito como lidar.

As escolas tendem a achar que os problemas que lá ocorrem só ocorrem lá, que não é verdade. Tenho presenciado problemas semelhantes em diversas instituições, o que falta é diálogo e intercâmbio entre elas, para facilitar esse aprendizado do lidar com os problemas, seja a indisciplina na sala, seja a inexistência de linhas de crédito, seja a dificuldade em fazer divulgação.

Jovens consumidores

Entrevista com Mônica La Madrid na PEGN, sobre perfil dos jovens consumidores, destaco duas perguntas:

5 - Em que os jovens brasileiros se distinguem dos demais consumidores latino americanos?
Os brasileiros se revelam nas pesquisas como os mais interessados em esporte, os que ouvem mais rádio e lêem mais, sendo também os mais amigáveis. Na América Latina como um todo os que mais se assemelham a esse perfil são os jovens argentinos.

6 - As crianças também têm uma relação estreita de consumo com as novidades tecnológicas?
Com certeza. Elas adotam tudo o que há de novo com rapidez e tranqüilidade, ao contrário dos adultos que costumam ser mais resistentes. É certo que existem algumas diferenças com relação ao uso da tecnologia segundo sexo, idade e nível sócio-econômico quando o assunto é internet e jogos eletrônicos de última geração. Uns têm acesso mais rápido, outros menos, mas todos revelam um grande interesse.