Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Problemas comuns a todos

Estava lendo algumas notícias sobre educação e encontrei um artigo português falando sobre a indisciplina em sala de aula.

O texto discute a idéia de que a indisciplina sempre existiu e que hoje ela é apenas mais divulgada. Isso bate com aquela idéia geral de que antes as coisas eram melhores, de uma valorização excessiva, e até glamourização, do “antigamente”, como se hoje nada fosse bom (um amigo costuma dizer que “saudosistas bons existiam antigamente, que hoje ninguém sabe sentir saudades direito”).

A mim o que chamou a atenção é o fato da indisciplina não ser algo apenas da minha escola, dos meus alunos, mas um fator mundial, uma realidade da nossa sociedade. E que ainda não sabemos direito como lidar.

As escolas tendem a achar que os problemas que lá ocorrem só ocorrem lá, que não é verdade. Tenho presenciado problemas semelhantes em diversas instituições, o que falta é diálogo e intercâmbio entre elas, para facilitar esse aprendizado do lidar com os problemas, seja a indisciplina na sala, seja a inexistência de linhas de crédito, seja a dificuldade em fazer divulgação.