Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Redes Sociais

Na postagem Três focos para tecnologia disse que iria explicar e dar exemplos das tecnologias virtualização, cloud computing e redes sociais. Esta é a terceira e última delas e falarei de Redes Sociais.

Milhares de pessoas hoje são membros de uma ou mais redes sociais, como o Orkut (campeão no Brasil), Facebook e Twitter. Elas podem ser definidas como relações entre indivíduos na comunicação por computador, ou seja, uma intercomunicação entre as pessoas, gerando inter-relação e laços sociais.

O grande barato das redes é justamente esse, de se conectar a pessoas que tem algo em comum com você: gosto, proximidade, paixões, interesses, trabalho, lazer... E de uma forma fácil e ágil, proporcionada pelo computador e a internet.

Criar páginas, comunidades ou perfis nas redes citadas é super fácil, assim como divulgar e adicionar pais e alunos da escola. Ao postar informações e novidades da escola você estará fazendo uma divulgação eficiente para seu público interno. Por sua vez, o conteúdo também estará visível para integrantes das redes deles, que por terem interesses em comum podem se interessar em matricular os filhos em sua escola.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Computação em nuvem

Na postagem Três focos para tecnologia disse que iria explicar e dar exemplos das tecnologias virtualização, cloud computing e redes sociais. Esta é a segunda delas e falarei de Cloud Computing.

Nesse modelo tudo aquilo que entendemos por computação (processamento, armazenamento e softwares) está em algum lugar da rede, em servidores muitas vezes em outros países, e não mais no computador físico que você está utilizando. Computação em nuvem é a tradução literal e advém do fato do acesso ser feito de forma remota, pela internet.

Parece algo meio maluco, mas muitos serviços populares hoje são assim. Como o webmail, que é acessado de qualquer computador conectado à internet (Yahoo, Gmail, Hotmail). Suas mensagens estão na “nuvem” e você acessa a hora que quiser, de onde quiser.

Outro exemplo é o kit office, processador de texto e planilha eletrônica, que muitas empresas oferecem (Google Docs por exemplo). Você cria uma conta, acessa, cria, altera, atualiza e compartilha a vontade, sem ter os programas instalados no seu computador.

Vantagens: você não se preocupa com licenças de programas, utiliza melhor o processamento de sua máquina, não precisa reinstalar os programas a cada atualização, economiza com manutenção, entre outras.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Virtualização

Na postagem Três focos para tecnologia disse que iria explicar e dar exemplos das tecnologias virtualização, cloud computing e redes sociais. Esta é a primeira delas e falarei de Virtualização.

Em uma definição livre, virtualização é uma técnica que permite compartilhar e utilizar recursos de um único sistema computacional em vários outros denominados de máquinas virtuais. Com isso, cada máquina virtual pode ter seu próprio sistema operacional, aplicativos e acesso a internet.

Exemplificando: num único computador você instala um sistema operacional e sobre ele instala várias máquinas virtuais. Assim, por exemplo, uma única CPU pode se “transformar” em cinco computadores, necessitando apenas de monitores, teclados e mouses extras. Essa solução é muito utilizada em bibliotecas e salas de informática de escolas.

A virtualização permite economizar com equipamentos, programas e manutenção. E é fácil encontrar empresas que oferecem essa solução.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Três focos para tecnologia

Li esses dias uma postagem sobre os três investimentos em tecnologia que as pequenas empresas devem fazer. Claro que há muitas frentes onde investir em tecnologia, mas como em tudo onde há muitas opções, é necessário escolher o foco a ser dado.

Para Steve Felice, executivo da Dell, o foco são três pontos a receberem investimentos: Virtualização, Cloud Computing e Redes Sociais

A ideia é, primeiro, não perder o bonde da informática. Dominar de forma adequada essa ferramenta e utilizá-la bem pode ser um diferencial e tanto para sua escola. O segundo ponto é a economia, já que seu uso implica em redução de investimento, melhor aproveitamento de recursos e redução de custos.

Se pra você falar nessas tecnologias é falar grego, aproveite para entender  nas próximas postagens o significado de cada uma e exemplos de uso.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Escola: um cavalo estratégico.

Leia meu artigo sobre o Modelo Sistêmico do Cavalo. Ele tem sido a base de todo meu trabalho junto às escolas e tem auxiliado dirigentes a melhor entenderem sua instituição e gerirem suas ações de forma sistêmica e organizada.

Acesse meu site: www.polex.com.br/artigos.html