Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Computação em nuvem

Na postagem Três focos para tecnologia disse que iria explicar e dar exemplos das tecnologias virtualização, cloud computing e redes sociais. Esta é a segunda delas e falarei de Cloud Computing.

Nesse modelo tudo aquilo que entendemos por computação (processamento, armazenamento e softwares) está em algum lugar da rede, em servidores muitas vezes em outros países, e não mais no computador físico que você está utilizando. Computação em nuvem é a tradução literal e advém do fato do acesso ser feito de forma remota, pela internet.

Parece algo meio maluco, mas muitos serviços populares hoje são assim. Como o webmail, que é acessado de qualquer computador conectado à internet (Yahoo, Gmail, Hotmail). Suas mensagens estão na “nuvem” e você acessa a hora que quiser, de onde quiser.

Outro exemplo é o kit office, processador de texto e planilha eletrônica, que muitas empresas oferecem (Google Docs por exemplo). Você cria uma conta, acessa, cria, altera, atualiza e compartilha a vontade, sem ter os programas instalados no seu computador.

Vantagens: você não se preocupa com licenças de programas, utiliza melhor o processamento de sua máquina, não precisa reinstalar os programas a cada atualização, economiza com manutenção, entre outras.