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segunda-feira, 4 de julho de 2011

Melhore o valor percebido da escola

Semana passada foi veiculada uma série de reportagens que tentavam elucidar o porquê dos carros brasileiros serem os mais caros do mundo. O assunto me pareceu ter boa repercussão, ouvi alguns amigos comentando, mas não quero entrar no mérito da discussão. Quero apenas aproveitar o gancho...

A certa altura da reportagem um executivo comenta: "Ele se refere ao valor percebido pelo cliente. É isso que vale. O preço não tem nada a ver com o custo do produto. Quem define o preço é o mercado." Isso mesmo, nós pagamos mais porque aceitamos. Porque entendemos que o valor faz jus aquilo que estamos levando.

Já nas escolas existe um problema de longa data, que é a guerra de preços. A margem de lucro do setor não é muito alta, mas é comum uma escola querer suplantar a outra e "cobrir" as ofertas. Ou seja, mensalidades cada vez menores, que geram prejuízos para muitas escolas. E que tal reverter essa situação?

Então, ao invés de apenas olhar o preço do concorrente e fazer um menor, siga o exemplo dos carros, trabalhe para que seu cliente perceba o valor daquilo que ele leva pra casa, a educação do filho. Deixe sempre claro tudo que ele está ganhando na interação com a escola, faça-o sentir ganhando mais do que ele está pagando. Isso torna o relacionamento entre as partes melhor e diminui sua dor-de-cabeça com o financeiro.