Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Novo piso salarial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o novo piso salarial para professores da rede pública: R$ 950,00, a partir de janeiro de 2009.

Fatalmente a rede particular terá que, em algum momento, acompanhar este piso. Infelizmente a realidade de muitas pequenas escolas, principalmente de educação infantil, ou não possibilitará acompanhar este valor (gerando insatisfação dos professores) ou gerará um ônus extra para a estabilidade financeira das escolas.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Maioridade dos direitos

No dia 13 de julho de 1990 foi sancionada a lei 8.069, ou Estatuto da Criança e do Adolescente, nosso conhecido ECA. Parabéns às crianças e adolescentes do Brasil que tem garantido, desde sua criação, direito a proteção, educação e saúde, entre outros.

Mas, apesar do grande passo que tudo isso representa, ainda temos muito a fazer para que esses direitos sejam amplamente cumpridos.

Leia o texto completo aqui.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Amplicação de cursos técnicos

696 escolas da capital e da Grande São Paulo ampliarão em 50 mil o número de estudantes do ensino técnico. Logo depois das férias eles passam a ter, um vez por dia, aulas de gestão de pequenos negócios. O curso, profissionalizante na área de administração, é certificado por diploma do Centro Paula Souza e da Fundação Roberto Marinho. Em 2009 outras 50 mil vagas serão criadas.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lidando com a televisão

Provavelmente você não sabe, mas há um nome por traz de programas infantis conceituados (como Castelo Rá-Tim-Bum) da TV Cultura: Bia Rosenberg.

Foram mais de 20 anos dirigindo e escrevendo para o público infanto-juvenil, experiência que agora ela apresenta no livro A TV Que Seu Filho Vê – Como Usar a Televisão no Desenvolvimento da Criança (Ed. Panda Books). Nele, e em uma entrevista, ela dá dicas de como lidar com a televisão no dia-a-dia da criança, desenvolvendo sua capacidade crítica.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Novos modelos para o jovem

Dezessete escolas da cidade do Porto fizeram parte de um programa muito interessante, que "visa estimular a ligação entre as empresas e as escolas da cidade".

Por meio dessa ligação as autoridades e empresários envolvidos buscaram estimular o empreendedorismo, melhorar a gestão das próprias escolas e, principalmente, trazer um novo modelo de referência para os alunos, apresentando pessoas e situações de sucesso próximas a eles e deixando de lado os modelos de notoriedade fácil e glamour apresentado pelas mídias de massa.

Segundo a notícia, o resultado foi extremamente positivo e terá continuidade, inclusive com novos projetos.